domingo, 7 de dezembro de 2008

Capitu traiu ou não Bentinho?


Aproveitando o ensejo da mini-série da Globo, vou ganhar de presente de aniversário uma oportunidade de confirmar ou não, ou aumentar ainda mais minha dúvida inquietante, alimentada pela narrativa rebuscada e cheia de rodeio, deliciosamente descritiva de Machado de Assis, Capitu traiu ou não Bentinho?

Sempre que converso com alguém que identifico de pronto ser membro da Sociedade Secreta, os Leitores Vorazes de Boa Literatura, coloco ao meu interlocutor minha dúvida, que com certeza e essa era a intenção do mestre Machado de Assis, inocência de sua personagem. Qual não é minha surpresa ao deparar com tantas negativas.

Levando em consideração que Bentinho era um advogado, que como tal tinha a obrigação de ser munido do dom da palavra e que ele era um homem amargurado pelo ciúme. Ainda assim tenho covicção da culpa de Capitu.

Capitu na "minha" humilde opinião condizia perfeitamente com a frase: “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”, sendo essa a frase que mais se destaca e marca a obra. Desde menina nota-se que ela que conduz o personagem de Bentinho, aparentemente uma mulher sem cabresto, e a personalidade de amante morno de Bentinho associado a personalidade forte de Capitu me levam a crer na sua culpa. Também a passividade em aceitar a separação. Acredito que Capitu teria brigado com unhas e dentes para provar a inocencia se acaso a tivesse.

E então Capitu traiu ou não Bentinho?

3 comentários:

  1. Olha Kátia ,sei não, se ela traiu ou não traiu, há "teses" e muitas sobre a questão , inclusive uma dizendo que desde o começo o Machado deixa ,nas entrelinhas, que não houve traição.
    Enfim...

    gostei do texto.

    ResponderExcluir
  2. Olha cara,sinceramente eu acho que não, é muito interessante esse ponto que causa várias discussões e opiniões contraditórias sem dar a certeza se é ou não, mas eu acho que não, até por que Machado de Assis diz que o filho de Bentinho tinha uma incrível capacidade de imitar os outros.

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer parte do coro do não, minha amiga.
    Algumas mulheres que conheço,e que teem personalidade intempestiva, com certos rompantes de Amor/temperado com Ódio, e Alegria/com uma pitada de mistério. Como é a Capitu, deixariam os pensamentos de Bentinho com suas ideias de traição para não perderem sua essência de serem surpreendentes.
    Talvez sim por um pouco de falta de paixão, mas não sem um certo Amor.
    Afinal toda mulher quer se sentir especial, na vida, na sociedade e inclusive (mas não somente) na cama.

    Beijos Kaká

    ResponderExcluir